O dólar alcançou R$ 6,01 na abertura do mercado nesta quarta-feira (6), logo após a confirmação de que Donald Trump foi reeleito como o 47º presidente dos Estados Unidos. O valor da moeda americana, que já vinha em tendência de alta, disparou devido à incerteza sobre as políticas internacionais e os impactos dessa reeleição para o Brasil.
De acordo com a CNN americana, Trump obteve os 276 delegados necessários para garantir a presidência dos EUA pela segunda vez, apesar de enfrentar condenações judiciais, tornando-se o primeiro presidente americano a ser eleito com esse histórico. Especialistas indicam que a vitória de Trump, que já gera apreensão em mercados globais, deve acentuar os desafios nas relações diplomáticas com o Brasil, especialmente após o apoio declarado do presidente Lula à candidata democrata Kamala Harris.
Os investidores agora temem que o novo mandato de Trump, com possíveis repercussões nas relações comerciais e políticas com o Brasil, intensifique a alta do dólar. Com a pressão nas contas públicas brasileiras, o risco de uma escalada do câmbio preocupa tanto o mercado financeiro quanto consumidores, que já sentem os efeitos da desvalorização do real.