Operação da PF investiga esquema de caixa dois em campanhas eleitorais no Ceará

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Polícia Federal (PF) deu início à Operação “PEIXE” nas cidades de Fortaleza e Caucaia, no Ceará, com o objetivo de desmantelar um esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais, conhecido como “caixa dois”. A operação investiga movimentações financeiras suspeitas que teriam beneficiado candidatos durante as eleições de 2022 e 2024, principalmente deputados federais e vereadores. A ação envolveu o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, emitidos pela 93ª Zona Eleitoral.

De acordo com as investigações, o esquema seria liderado por uma organização criminosa composta por empresários, funcionários públicos e políticos influentes em Caucaia. A PF informou que o grupo utilizava empresas de fachada, contas de terceiros e “laranjas” para movimentar mais de R$ 5 milhões em dinheiro, supostamente obtidos em espécie pouco antes das eleições. Esses valores teriam sido direcionados para compra de apoio político e cobrir despesas não declaradas de campanha.

Se as acusações forem confirmadas, os suspeitos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção eleitoral. As penas podem chegar a até dez anos de prisão, além de sanções como a cassação de mandatos e inelegibilidade.